01 fevereiro 2013

IMPORTÂNCIA DO SEMINÁRIO

BOAS VINDAS - ELDER BALLARD



O PROPÓSITO DO SEMINÁRIO

O nosso propósito é ajudar os jovens e os jovens adultos a entenderem e confiarem nos ensinamentos e na Expiação de Jesus Cristo, a qualificarem-se para as bênçãos do templo e a prepararem a si próprios, suas famílias e outras pessoas para a vida eterna com seu Pai Celestial.

Para alcançarmos o nosso propósito:

Vivemos o evangelho de Jesus Cristo e nos empenhamos para ter a companhia do Espírito. Nossa conduta e nossos relacionamentos são exemplares no lar, na sala de aula e na comunidade. Procuramos continuamente aprimorar nosso desempenho, conhecimento, atitude e caráter.
Ensinar

Ensinamos aos alunos as doutrinas e os princípios do evangelho conforme encontrados nas escrituras e nas palavras dos profetas. Essas doutrinas e esses princípios são ensinados em uma maneira que conduza à compreensão e à edificação. Ajudamos os alunos a cumprirem seu papel no processo de aprendizado e os preparamos para ensinar o evangelho aos outros.
Administrar

Administramos devidamente nossos programas e recursos. Nossos esforços auxiliam os pais em sua responsabilidade de fortalecer suas famílias. Trabalhamos lado a lado com os líderes do sacerdócio ao convidarmos os alunos a participar e ao provermos um ambiente espiritual onde os alunos possam ter convívio social e aprender juntos.


PARTICIPE DO SEMINÁRIO


Uma mensagem do Presidente Thomas S. Monson
12 de agosto de 2011


“O seminário abençoa a vida de centenas de milhares de jovens santos dos últimos dias. Lembro da minha própria experiência com o seminário. Tive minhas aulas muito cedo em uma casinha do outro lado da rua da minha escola de Ensino Médio. Pensei que, se minha professora conseguia acordar tão cedo, eu podia acordar também.

O seminário irá ajudar vocês a entender e a confiar nos ensinamentos e na Expiação de Jesus Cristo. Vocês irão sentir o Espírito do Senhor ao aprender a amar as escrituras. Irão se preparar para o templo e o serviço missionário.

Jovens, peço que participem do seminário. Estudem as escrituras diariamente. Escutem seus professores atentamente. Apliquem o que aprenderem em espírito de oração.”
Presidente Thomas S. Monson


O PAPEL DOS PAIS NO SEMINÁRIO


Os jovens da Igreja enfrentam escolhas difíceis sobre como vão usar o tempo. Muitos alunos estão envolvidos em atividades extracurriculares que acontecem de manhã cedo ou à noite, o que torna difícil para eles fazerem o seminário. Uma das coisas mais importantes que os pais e os líderes podem fazer é ajudar seus jovens a matricularem-se no seminário.
O Presidente Boyd K. Packer ensinou: “Pais, incentivem e até insistam para que seus filhos matriculem-se no seminário e instituto. Presidentes, bispos, líderes dos jovens, vocês são responsáveis por incentivar todo jovem, sem exceção, a matricular-se. Poucas coisas que fazem os beneficiarão tanto quanto isso” (Conference Report, abril de 1983, p. 91; ou Ensign, maio de 1983, p. 67).


CITAÇÕES SOBRE SEMINÁRIO

Thomas S. Monson

“Quão grato sou pelo manual da reunião familiar enfatizar as escrituras. O currículo do seminário e instituto, da mesma forma, enfatiza as escrituras e ajuda o aluno a incorporar o esplendor e o significado delas.” (Presidente Thomas S. Monson, Pathways to Perfection [Salt Lake City: Deseret Book Co., 1973, p. 98.)

“As Santas Escrituras, a orientação de seus pais, os ensinamentos diligentes que recebem na Primária, nas Moças, na Escola Dominical, na reunião sacramental e no seminário irão fortalecer sua determinação de serem o melhor que podem ser” (Presidente Thomas S. Monson, Sua Jornada Celestial , A Liahona, julho de 1999, p. 115).

“Cada classe da Primária, Escola Dominical, do seminário — cada designação no sacerdócio — tem tido maior aplicação. Silenciosamente, quase imperceptivelmente, uma vida é moldada, uma carreira começa, um homem é feito” (Presidente Thomas S. Monson, Priesthood Profiles, New Era, junho de 1987, p. 4).
Gordon B. Hinckley

“Nosso programa de educação religiosa diária avança. Onde quer que a Igreja esteja organizada, o programa do seminário é instituído. De modo semelhante, nossos institutos estão fornecendo um excelente trabalho para nossos membros em idade universitária. Durante o ano letivo de 1996, mais de 583.000 alunos matricularam-se nos seminários e institutos. Muitos de vocês, rapazes, que se encontram aqui esta noite — quero crer que quase todos — beneficiam-se desse maravilhoso programa da Igreja. Gostaria que todos os que estão matriculados no seminário ou instituto se levantassem. Vejam só! Isso diz tudo! Muito obrigado.”

“Esperamos que todos a quem esses programas [seminário e instituto] estão disponíveis se beneficiem deles. O conhecimento do evangelho aumentará, a fé será fortalecida e você desfrutará da companhia e amizade maravilhosas daqueles que têm a mesma idade e os mesmos anseios que você” (Gordon B. Hinckley, Missões, Templos e Mordomia, A Liahona, janeiro de 1996, p. 56, tradução atualizada).

“Espero que todos vocês que tiverem a idade estejam frequentando o seminário. Essa organização proporciona oportunidades maravilhosas para aprender as doutrinas que irão fazê-lo feliz. Oferece oportunidades maravilhosas para socialização com jovens da sua idade” (Gordon B. Hinckley, Stand True and Faithful, [Permanecer Firmes e Fiéis]Ensign, maio de 1996, p. 93).

“Na área educacional, estabelecemos o programa do seminário e do instituto em todos os lugares em que a Igreja está presente. Tal fato está influenciando positivamente a vida de alunos em todo o mundo. Nos institutos, os jovens em idade universitária têm a oportunidade de conhecer-se, aprender, confraternizar-se e, até mesmo, encontrar um futuro cônjuge dentro da Igreja” (Gordon B. Hinckley, Este Grande Ano Milenar, A Liahona, janeiro de 2001, p. 80).

“Aproveitem cada oportunidade para ampliar seu entendimento do evangelho. Esforcem-se para participar dos programas do seminário e do instituto” (Gordon B. Hinckley, Tithing: An Opportunity to Prove Our Faithfulness, [Dízimo: Uma Oportunidade de Provar nossa Fidelidade]Ensign, maio de 1982, p. 42).

“Nosso grande programa educacional da Igreja avança. O trabalho de treinamento dos alunos por meio do seminário e do instituto está sendo ampliado constantemente. (…) Incentivamos todos os que puderem aproveitá-lo. Não hesitamos ao prometer que seu conhecimento do evangelho aumentará, sua fé se fortalecerá e você fará amigos e colegas maravilhosos” (Gordon B. Hinckley, The Miracle Made Possible by Faith, [O Milagre Possível pela Fé] Ensign, maio de 1984, p. 47).

“Apeguem-se às oportunidades que tiverem no momento onde quer que estejam. Amem a escola que escolheram. Façam dela seu lar, sua escola do coração. Tirem o maior proveito possível do que ela tem a oferecer e apeguem-se ao programa do instituto. Reúnam-se com seus colegas em um dos prédios do instituto espalhados pelo mundo todo. Ouça seus professores bons e capacitados. Participe dos programas sociais. Os estudos mostram que é tão provável que vocês se casem no Templo se fizerem isso como seria se vocês estudassem em uma das faculdades da Igreja (…). O programa do instituto representa um esforço considerável por parte da Junta de Educação da Igreja de proporcionar a nossos alunos oportunidades de treinamento religioso e integração na Igreja, qualquer que seja a faculdade que estiverem frequentando” (Gordon B. Hinckley, “Be Not Afraid, Only Believe” [Não Temas, Crê Somente] [Devocional do SEI para adultos solteiros, 9 de setembro de 2001], p. 2).

A IMPORTÂNCIA DO NOVO TESTAMENTO

“Todo o Novo Testamento transmite a mensagem de renascimento da alma humana. As sombras do desespero são dispersas pelos raios de esperança, a tristeza é substituída pela felicidade e o sentimento de estarmos perdidos na multidão desaparece com a certeza de que o Pai Celestial Se importa com cada um de nós.” (Thomas S. Monson, “O Perigo das Cunhas Ocultas,” A Liahona, julho de 2007, p. 5).  Leia ou ouça o Novo Testamento



(Informação retiradas do Site oficial do Seminário )

Nenhum comentário: