26 abril 2013

TEMPO DE COMPARTILHAR - SETEMBRO 2013

As atividades sugeridas para cada semana,  podem ser adaptadas de acordo com as necessidades de sua classe.
 
Abaixo de cada uma das semanas, estará disponível todo o material da semana em um só arquivo em pdf, se você desejar baixar.

E finalmente, após a última semana, alguns desenhos para colorir, caso tenha muitas crianças pequenas na classe, pois assim, elas estarão ligadas ao tema, mesmo não estando fazendo as demais atividades, pois os desenhos estão seguindo o tema do mês. 



Setembro – Servirei a Deus com todo o meu Coração, Poder, Mente e Força

Semana 1: Jesus Cristo nos ensinou a servir às outras pessoas
Música: Serei Valoroso (MC pg. 85)
Escritura: Mateus 25:35-36
Lição: O Mestre Servindo

Jesus amava servir aos outros. Ele foi o exemplo perfeito de serviço. Ele disse: "Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve
" (Lc 22:27). Ele sabia que veio ao mundo para servir os outros, não para ser servido. Você acha estranho que o Mestre servisse aos outros? Senhor e servo são palavras opostas. Você pode pensar que é estranho, mas os maiores mestres são aqueles que servem.
Durante a vida mortal de Jesus, Ele serviu os pobres. Ele ensinou o evangelho. Ele alimentou uma multidão de pessoas com fome. Ele lavou os pés dos discípulos. Ele curou os doentes e até ressuscitou mortos.
Jesus ensinou a importância do serviço. Quando Ele vier novamente à terra, Ele vai dizer aos justos: "Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes;
estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me." (Mateus 25:35-36).
Jesus disse que o justo não vai se lembrar de ter feito qualquer dessas coisas para Ele. Então, Ele vai dizer-lhes: "Quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim ó fizestes" (Mateus 25:40). Quando servimos uns aos outros, nós também estamos servindo à Deus.
Você pode servir ao Senhor, servindo aqueles que o rodeiam. Você não tem que fazer algo grande para servir os outros. Um sorriso pode alegrar o coração de um amigo. Falando uma palavra gentil, ajudando um irmão ou irmã, obedecendo a seus pais, todas essas coisas são maneiras de servir. Quando servimos voluntariamente, tornamo-nos mais semelhantes a Cristo, e nossa fé cresce.


Atividade: O Mestre Servindo - Corte as oito peças. Faça furos onde indicado. Usando fios ou barbante, amarre um laço no buraco na parte superior da imagem do Salvador. Use outro pedaço de fio para ligar a parte inferior da imagem do Salvador com a escritura. Usando mais seis pedaços de fio, amarre cada imagem de um ato de serviço para a parte inferior da imagem acima. Pendure seu móbile onde ele vai lembrar que quando você está servindo aos outros, também está servindo a Jesus Cristo.


Semana 2: Os profetas e apóstolos nos mostram a maneira de servir
Música: Serei Valoroso (MC pg. 85)
Escritura: Gálatas 5:13
Lição: Aprender a Servir ao Próximo

Thomas Spencer Monson recebeu seu nome em homenagem a seu avô Thomas Condie. O jovem Tommy aprendeu muitas lições com o avô, que morava a apenas algumas casas de distância. A lição que ele recorda melhor é sobre o serviço ao próximo.
Um dia, quando Tommy tinha quase oito anos de idade, ele e o avô estavam sentados no balanço da varanda. Um senhor idoso da Inglaterra morava na mesma rua. Seu nome era Robert Dicks, mas a maioria dos vizinhos só o chamava de “Velho Bob”. Ele era viúvo e pobre.
O Velho Bob aproximou-se e sentou-se no balanço da varanda com Tommy e seu avô. Ele disse que a casinha de barro onde morava ia ser demolida. Ele não tinha família, dinheiro nem para onde ir.
Tommy ficou curioso para ver como o avô reagiria àquela triste história. O avô pôs a mão no bolso e tirou uma bolsinha de couro. Pegou uma chave e colocou-a na mão do Velho Bob. “Sr. Dicks”, disse ele com ternura, “pode levar suas coisas para essa casa ao lado, que é minha e está vazia. Não vou cobrar um centavo, e pode ficar lá o tempo que quiser. E lembre-se: ninguém jamais vai despejar o senhor de novo”. Os olhos do Velho Bob encheram-se de lágrimas.
A mãe de Tommy também o ensinou a amar e a servir aos outros. Todos os domingos, antes do jantar, a mãe de Tommy preparava um prato de carne assada, batatas e molho para o Velho Bob. Às vezes, havia também o famoso bolo listrado da mãe de Tommy, com camadas cor-de-rosa, verde e branca e cobertura de chocolate. A tarefa de Tommy era entregar o jantar ao Velho Bob.
No início, Tommy não entendia por que não podia comer primeiro e depois entregar o prato. Mas nunca reclamou. Ia correndo até a casa do Velho Bob, equilibrando o prato cheio. Depois, esperava ansiosamente o Velho Bob chegar devagarzinho até a porta.
Então os dois trocavam de prato — o prato limpo de Bob do domingo anterior e o prato de Tommy cheio de comida. Depois, Bob lhe dava uma moedinha para retribuir sua bondade.
A resposta de Tommy era sempre a mesma: “Não posso aceitar o dinheiro. Minha mãe não deixa”.
O idoso fazia um afago no cabelo loiro de Tommy e dizia: “Meu menino, você tem uma mãe maravilhosa. Agradeça a ela”. Quando Tommy repassava o elogio do Velho Bob à mãe, os olhos dela se enchiam de lágrimas.
A demonstração de caridade e o empenho de doar ao próximo desinteressadamente, de colocar os outros em primeiro lugar e de ser bons amigos e bons vizinhos eram coisas importantes para a família Monson. Essas coisas se tornaram a tônica da vida do Presidente Monson.


Atividade: Ver, Sentir e Ajuda - Monte a página em cartolina. Pode colorir o par de óculos dos sentimentos, as peças da orelha, e o emblema Mãos que Ajudam, depois corte-os. Colar as peças de ouvido nos óculos no local indicado.
Você pode usar estes itens para ajudár a se lembrar de olhar tanto com seus olhos espirituais e com o seu coração, e para ajudar, de alguma forma, você pode usá-los ou você pode pendurá-los na parede como um lembrete.



Semana 3: Quando sirvo ao próximo, sirvo a Deus.
Música: Serei Valoroso (MC pg. 85)
Escritura: Mosias 2:17
Lição: Serei um Servo do Senhor


Amon, grande missionário nefita, foi à terra dos lamanitas “pregar-lhes a palavra de Deus” (Alma 17:12). Ao chegar lá, os lamanitas o amarraram e o levaram até diante do rei. O rei perguntou a Amon se ele queria morar em seu território e Amon perguntou ao soberano se poderia ser seu servo.

Amon serviu ao monarca de todo o coração, poder, mente e força; e mostrou amor ao povo. Usou sua força para proteger os rebanhos e servos do rei. Usou sua mente para aprender o evangelho e ensiná-lo ao rei. Usou seu poder para permanecer firme e constante na prática do evangelho (ver Alma 17–18).

A letra da música da Primária “Serei Valoroso” (Músicas para Crianças, p. 85) nos lembra que devemos ser como Amon.

O Pai precisa, hoje,
De servos que queiram trabalhar,
Que sigam os Seus mandamentos
E a Seus filhos queiram ajudar.

Podemos aprender a servir ao próximo como Amon. Podemos mostrar amor às pessoas a nossa volta, principalmente aos familiares e amigos. Podemos usar nossa energia para praticar boas ações, como ser bondosos e prestativos. Podemos usar nossa mente para aprender o evangelho lendo as escrituras e ouvindo nossos pais e professores. Podemos escolher ser firmes e inabaláveis em fazer o que é certo.

O Senhor precisa
De servos valorosos, sim.
Comigo o Pai pode contar.
Serei sempre um servo assim.


Atividade: Serei um Servo do Senhor - Corte os ovais e cole-os de costas, um para o outro, depois pendure-os no centro co círculo (como mostra a ilustração). Corte os quatro retângulos, dobre-os ao meio e cole-os juntos para fazer quadrados. Cortar a imagem circular de Amon para o topo dos orifícios móveis, e fazer pequenos furos onde indicado. Anexar uma foto ou um desenho de si mesmo nos quadros ovais. Fazer um furo na parte superior das molduras e em cada um dos seus quatro lados. Use barbante ou fio para completar o móbile. Pendure o móbile onde ele vá lembrá-lo de servir ao Senhor e aos outros.


Semana 4: Quando sirvo ao próximo, sirvo a Deus.
Música: Serei Valoroso (MC pg. 85)
Escritura: D&C 59:5
Lição: Quando servimos os outros, servimos a Deus


A felicidade vem quando obedecemos os mandamentos de Deus. Jesus Cristo ensinou o primeiro e o segundo mandamento. Ele disse: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração." E depois Ele disse: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mateus 22:37, 39). Podemos obedecer estes mandamentos servindo aos outros. Isso significa fazermos algo de bom para eles. Quando servimos os outros, podemos ser felizes.
Jesus nos mostrou como fazer isso. Ele veio ao mundo para nos ajudar. Em todo lugar que fosse, ele ajudava as pessoas. Ele ensinou o evangelho às pessoas. Ele visitou e abençoou as pessoas que estavam doentes. Ele ajudou as pessoas que tinham deficiência. Ele era um amigo para os solitários. Servindo aos outros, Jesus fez o que o Pai Celestial queria que Ele fizesse. Em Mosias 2:17, aprendemos que quando servimos alguém, realmente estamos servindo a Deus.
Presidente Thomas S. Monson nos encoraja a servir os outros. Crianças de todo o mundo servem ao próximo, e sua felicidade aumenta quando eles compartilham suas histórias.
Max disse: "Na minha pré-escola eu ajudava a limpar as mesas e cadeiras para os meus professores. Isso me fez sentir bem por ajudar alguém sem ser convidado."
Carson e Kyleigh disseram: "Quando a nossa avó estava no hospital, decidimos dar-lhe um presente especial com a limpeza de sua casa antes de ela ir para casa. Isso nos fez sentir muito bem."
Brittish disse: "Quando minha mãe quebrou a perna que ela precisava usar uma cadeira de rodas, eu ajudei com os meus três irmãos e irmã em casa, e eu era capaz de ajudar a minha mãe a conseguir fazer as coisas que ela precisava. Serviço faz-me sentir muito bem! "
Quando nós obedecemos o mandamento de amar e servir aos outros, estamos servindo a Deus e somos abençoados com felicidade. Tente você mesmo e verá que isso é verdade!


Atividade 1 : Quando servimos os outros, servimos a Deus - Cortar o círculo e com um alfinete ou grampo, pregar a seta no centro do círculo. Todos os dias por uma semana, gire a seta. Faça algo para servir a pessoa que a seta indicar . Se cair no espaço "Sua Escolha", você pode escolher a pessoa que você gostaria de servir.



Atividade 2 : Seja um bom vizinho - Colorir os desenhos e preencher abaixo de cada imagem, de acordo com a imagem, o que posso fazer para ser um bom vizinho. “Eu sou um bom vizinho quando eu … “. E no quadro em branco, pode escrever ou fazer um desenho de algo que você pode fazer para ser um bom vizinho.



Desenhos para colorir



Nenhum comentário: