10 maio 2013

IDEIAS PARA TRABALHAR A HISTÓRIA DA FAMÍLIA COM OS JOVENS

Olá!!!

Encontrei esse port no blog da Flávia (Ideias para Moças SUD) e achei bem interessante, então estou repassando!!! ;)


O trabalho no templo cada vez mais tem sido necessário. Escutamos isso no último treinamento via transmisão dado pela presidência de área brasileira entitulado "acelerar a obra" (está disponível no site em português da Igreja pra quem não viu - http://www.lds.org/pages/presidenciadearea/treinamentos?lang=por&country=br),
 

A cada dia que passa, os templos disponibilizam menos nomes no batistério, em Curitiba isso é real e em outras localidades meus amigos tem falado a mesma coisa. Até mesmo as demais ordenanças estão começando a ter restrições, e tudo por um motivo simples: os nomes que ficavam "disponíveis" estão acabando! Está na hora de nós fazermos a nossa parte.
 

Por isso, estamos nos empenhando bastante com os jovens para levar nomes dos seus familiares ao templo. Temos trabalhado em mutuais, anúncios aos domingos e atividades extras. Por isso, quero dar algumas dicas hoje do que temos feito para que vcs também encontrem maneiras de realizar este trabalho bem importante.
 

* Primeiro: Preparem-se. Se vocês ainda não sabem trabalhar com o sistema, sempre há pessoas que tem um bom conhecimento do assunto, consultores da ala, secretários do templo, etc. Fica muito mais fácil vocês ajudarem quando vocês tem um certo conhecimento do assunto.
 

* Programem uma visita ao CHF da estaca. Os consultores podem dar dicas de navegar com sistema. Peça para o secretário da ala informar o número de registro de membro de cada jovem e levem neste dia. Aproveitem para ver se cada jovem já possui sua conta SUD e ajudem ele a criá-la e iniciar a montagem de sua árvore. Para mim é bem diferente apenas ouvir de algo e colocar em prática.
 

* Mostrem aos rapazes e moças a página exclusiva aos jovens sobre história da familia, este é o link: https://www.lds.org/youth/family-history/discover?lang=por
 



Nesta página há um video de incentivo do Élder Bednar. e alguns videos com passo a passo bem simples. De como realizar a pesquisa genealógica: conversar com pessoas da família, buscar fotos e registros, e entre outros. Recomendo para todos.

* Façam uma mutual de busca genealógica junto com os pais. Peçam para eles trazerem tudo o que tiverem em casa de registros, tragam vocês também o que tiverem, e mesmo aqueles que digam "meus familiares já fizeram ou estão fazendo tudo" vocês vão perceber que isso é impossível. Há tantos ramos na família que o trabalho é "interminável", vocês podem então encontrar sobrenomes e datas no site www.familysearch.org para ir ainda mais longe, e isso pode ser feito com os documentos que hoje vocês tem em mãos.

* Façam uma meta de na próxima caravana ao templo cada jovem levar pelo menos 1 nome familiar. Envolva toda a ala, bispo, líderes de outra organização para que eles também se envolvam com o batistério. Muitos membros acabam não fazendo sua história por se acostumarem a ir ao templo em outros dias e pela disposição de nomes no local, mas com um envolvimento conjunto podem surgir muitos resultados.

* Por fim, a indexação sempre é uma opção. O site do family search mostra o passo a passo e possui inclusive exemplos e "testes" para saber como você pode indexar. Mais uma vez, é um ótimo projeto para o progresso pessoal também.

Espero que seja útil, tenho trabalhado nisso e só percebo que tenho MUITO mais a fazer!

Nenhum comentário: