14 março 2014

TEMPO DE COMPARTILHAR - MARÇO 2014

Olá!
Por conta da preparação da Conferência de Jovens (Trabalhando nas Moças da Estaca agora), de algumas coisas tristes, funerais de 3 jovens e por fim Conferência da Estaca, estive ausente por algumas semanas, portanto não consegui terminar os TCs do mês de março, antes do início do mês, portanto estou postando somente agora... =/


Jesus Cristo É Nosso Salvador

Semana 1: Posso obter um testemunho de Jesus Cristo.
Hino: Assombro Me (Hinos, nº112)
Escritura : I Coríntios 1:6
Lição: As Raízes de um Testemunho

Um testemunho é uma declaração de fé. Ao prestar testemunho alguns dizem: "Eu sei ", e alguns dizem: "Eu acredito" Como é que vamos ganhar fé? Cito três princípios:
1 . Enraizados em Cristo - Em primeiro lugar, nosso testemunho deve estar enraizado em Cristo. Ele é a fonte de nossa maior força e conforto. Testifico que Ele vive! Eu sei que ele vive e ouvimos a Sua voz em nossa mente e em nosso coração.
2 . Desejo - A fé começa com o desejo de saber se o evangelho é verdadeiro . Desejar é querer ou despertar para alguma coisa. Alma declarou: "Desperta suas faculdades , pondo à prova minhas palavras, e se exercer uma partícula de fé , sim, mesmo que não tenhais mais que o desejo de acreditar " (Alma 32:27 ).
3 . Viver o Evangelho - Para adquirir um testemunho, temos de viver uma experiência espiritual. Jesus explicou: "Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de
Deus, ou se eu falo de mim mesmo "(João 7:17) . Em outras palavras, como você tenta viver o evangelho, você pode saber se ele é verdadeiro.
Os três princípios são, então, ser enraizados em Cristo, ter o desejo de conhecer e de fazer as coisas
Deus ordenou. Eu sei que este evangelho é verdadeiro, que Cristo vive, e que esta Igreja é liderada por um profeta vivo.

Abaixo algumas atividade que podem ser usadas e adaptadas segundo as necessidades da primária de sua ala:

Atividade 1: Tenho um testemunho de Jesus Cristo - Recorte as pedras. Escreva algumas palavras sobre o seu testemunho em cada pedra. Algumas pedras não foram marcadas, adicionar o seu testemunho sobre os princípios do evangelho adicionais nelas. Enquanto você cola as pedras na fortaleza, fale em como o seu testemunho lhe dá força e proteção.



Atividade 2: Página para colorir: O que é um testemunho?





Semana 2: Por meio da Expiação de Jesus Cristo, posso me arrepender e ser perdoado de meus pecados.
Hino: Assombro Me (Hinos, nº112)
Escritura : D&C 19:16
Lição: Posso me arrepender e ser feliz

Havia uma garota com uma lasca de madeira no dedo. Seu pai pegou seu canivete, limpou-o, e gentilmente raspou ele através do dedo dela para pegar o final da lasca, e puxou-a para fora. Mesmo o pai dela sendo gentil, ele sentiu dor quando a fasca foi removida de seu dedo! A próxima vez que a menina teve uma lasca no dedo, ela não contou para ninguém. Depois de alguns dias, seu dedo infeccionou. Doeu tanto que ela queria que a lasca fosse removida, não importava a dor que sentisse. O pai dela novamente removeu suavemente. Após tirar a lasca seu dedo começou a melhorar.
Quando fazemos algo errado, isso sempre nos prejudica e muitas vezes dói demais. Podemos pensar que a dor vai embora se ignorá-la. Mas se não resolvemos, o mal continuará a nos machucar e nos deixará tristes.
O Pai Celestial nos ama. Ele quer que sejamos felizes . Ele enviou Seu Filho, Jesus Cristo, para que fosse possível nos arrependermos e por meio de Sua Expiação, ficarmos limpos de nossos pecados. Jesus pagou o preço por nossos pecados para que possamos nos arrepender e ser perdoados.
O arrependimento é uma maneira de curar a nossa alma de um pecado que nos fere espiritualmente. A primeira coisa que precisamos fazer é perceber que fizemos algo errado e nos sentir tristes pelo que nós fizemos. Esse sentimento vem do Espírito Santo. Devemos pedir perdão ao Pai Celestial e a quaisquer pessoas que fizemos mal também. Precisamos fazer o melhor que pudermos para corrigir quaisquer problemas causados por causa do erro que cometemos.
Nós também devemos decidir não fazer a coisa errada novamente. Depois de termos feito tudo o que pudermos para arrepender-nos, através da Expiação de Cristo, o Pai Celestial nos perdoará . O arrependimento nos faz mais felizes agora e torna possível vivermos com o Pai Celestial e Jesus para sempre.

Abaixo algumas atividade que podem ser usadas e adaptadas segundo as necessidades da primária de sua ala:

Atividade 1: Posso me arrepender e ser feliz - Você pode jogar este jogo sozinho ou com sua família. Recorte a figura e dobre-a nas linhas pontilhadas para fazer uma pirâmide . Cole com cola ou fita adesiva as guias para que elas fiquem no interior da pirâmide.
Escolha um estudo de caso da lista , jogue a pirâmide, e diga como aplicar o arrependimento na situação que você está enfrentando, segundo o estudo de caso escolhido.


Atividade 2: Página para colorir - Arrependimento - Depois de colorida, monte os lados e amarre com um barbante.



Semana 3: Jesus Cristo ressuscitou , e eu também vou ressuscitar.
Hino: Assombro Me (Hinos, 93)
Escritura : D&C 76:22-24
Lição: Ele Vive!

Irmã Nielson estava ensinando uma classe da primária. Ela segurava uma imagem de Jesus mostrando Suas feridas depois que Ele havia ressuscitado.
" Você quer dizer que Ele viveu de novo depois que ele foi morto? ", Perguntou Heather.
Jake exclamou: " Sim , Ele o fez ! Vamos viver de novo também! "
Como é que com três anos de idade, Jake sabia que Jesus viveu de novo? Como ele sabia que ela também iria viver de novo?
Todas as semanas, Jake ouviu as lições da irmã Nielson . Ela ensinou a respeito de Jesus e prestou seu testemunho .
Jake ouviu seus pais durante a noite familiar e em outras vezes . Eles ensinaram sobre Jesus Cristo e prestaram testemunho Dele. O sentimento no coração de Jake disse-lhe para acreditar nas palavras de sua professora da primária e de seus pais .
Depois que Jesus ressuscitou, Ele apareceu para Seus discípulos. Tomé não estava com eles. o
outros discípulos disseram a Tomé que tinham visto Jesus. Mas Tomé disse: " Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos , e colocar meu dedo no sinal dos cravos, e tocas com a minha mão no seu lado , eu não vou acreditar "(João 20:25) .
Oito dias depois, Jesus mostrou-se para Tomé. Jesus deixou Tomé sentir as marcas dos cravos em Suas mãos e tocar seu lado. Então Jesus disse: " Tomé, porque me viste, creste: bem-aventurados os que não viram e creram "(João 20:29) .
Como Jake , podemos crer em Jesus , apesar de não vê-Lo. Nossa fé cresce quando sabemos, sem ver , que Jesus é o nosso Salvador .

Abaixo algumas atividade que podem ser usadas e adaptadas segundo as necessidades da primária de sua ala:

Atividade 1: Ele Vive! - Monte em cartolina e recorte as fotos de Jesus , Maria Madalena, os apóstolos , e Tomé . Dobre as abas ao longo das linhas tracejadas de modo que as figuras fiquem de pé. Conte para sua família a história usando as figuras.


Atividade 2: Páginas para colorir - Ele Vive! e Ele Ressuscitou!





Semana 4 : Posso mostrar respeito pelo Salvador sendo reverente
Hino: Assombro Me (Hinos, 93)
Escritura : Mateus 22:37
Lição: Lembrando de Cristo

Josh se remexeu no banco. A reunião sacramental já durava uma hora, e ele estava cansado de ficar
sentado . Ele estava cansado de ficar quieto também. Seus pés não chegavam no chão, e por isso suas pernas doíam.
Quando ele tentou perguntar a sua mãe quem ia discursar, ela disse, " Shhhhhh."
Josh olhou em volta para seus amigos. Tammy festava pintando um desenho do Capitão Moroni . Jody estava desenhando uma Arca de Noé em um pedaço de papel. Josh queria fazer isso também , mas o pai disse-lhe que ele fazia muito barulho.
" Tente pensar em Jesus Cristo ", o pai sussurrou para ele. " Lembre-se, Jesus quer que sejamos reverentes na igreja. "
"Estou tentando ", Josh sussurrou de volta .
Josh não podia esperar até começar a aula da Primária. A Irmã Cheshire sempre contava boas histórias na sua aula do CTR. Onde ele conseguia ficar sentado quieto por quase vinte minutos, sem se mexer .
Assim que a Escola Dominical acabou, ele pulou do banco e começou a correr para a sala da Primária . Ele parou quando viu a presidente da Primária . Ela sorriu para ele . Josh andou o resto do caminho para a aula , mas ele andou muito rápido.
Hoje Irmã Cheshire disse à classe que ela precisava de sua ajuda . "Eu quero que cada um de vocês diga uma maneira que você pode mostrar a Jesus Cristo que você o ama. "
"Ir à Primária ", Jody disse.
" Pegando meus papéis depois da reunião sacramental ", disse Tammy .
Irmã Cheshire sorriu. "Ambas são boas maneiras . E quanto a você , Josh? Você pode pensar em uma forma de mostrando o seu amor por Jesus? "
Josh pensou muito . "Ser reverente ", disse ele .
"Essa é uma forma muito importante", a professora concordou.
"Como podemos ser reverentes ? "
"Isso é fácil", disse Tammy . " Nós apenas temos que ficar quietos. "
" O que você acha , Josh? ", Perguntou a irmã Cheshire.
Josh olhou para a professora e disse: "Devemos ficar quietos a qualquer hora ", franzindo a testa , pensativo.
" É isso mesmo ", disse a professora. "Mas ser reverente significa mais do que apenas estar quieto. "
"Meu pai disse que eu deveria tentar pensar em Jesus Cristo durante a reunião sacramental . Eu tentei , mas eu continuei pensando em outras coisas . "
Irmã Cheshire levantou uma imagem de Jesus Cristo com uma túnica branca . Seu rosto era amável e gentil . "Quando nós participarmos do sacramento , nós prometemos que vamos sempre lembrar de Jesus Cristo. Agora, o que o pão representa? "
" Seu corpo ", disse Jody antes que alguém pudesse responder.
" A água representa o Seu sangue ", acrescentou Tammy .
Irmã Cheshire sorriu. " Vocês dois estão certos. A água é um símbolo do sangue de Cristo , assim como o pão é um símbolo de seu corpo . " Ela olhou para Josh . "O que você pensa quando você vê uma foto de
Jesus Cristo? "
" Eu penso sobre o quanto Ele nos ama", disse Josh lentamente.
Ele olhou para a irmã Cheshire. Ela estava chorando .
"Eu não queria fazer você chorar ", disse ele , sentindo vontade de chorar também.
" Está tudo bem , Josh. Estou chorando porque você está certo - Jesus nos ama muito , tanto que
estava disposto a morrer por nós. " Ela entregou uma pequena cópia da imagem para cada criança. " Quando vocês vierem para igreja , na próxima semana , quero que cada um de vocês traga esta foto com você . Ela vai ajudar vocês a lembrarem de Jesus Cristo na hora do sacramento."
Josh olhou para sua imagem e percebeu que Cristo estava sorrindo diretamente para ele. Colocou a gravura dentro de sua Bíblia , e disse: " Obrigado, irmã Cheshire. "
" Obrigado, Josh , por nos ajudar a entender melhor como podemos ser reverentes. Você pode fazer a última oração agora , por favor? "
Josh começou a oração do jeito que ele sempre fazia. Então, depois de agradecer ao Pai Celestial pela primária e sua professora e pelo belo dia, ele se lembrou da imagem e disse: "Pai Celestial,
por favor, ajuda-nos a lembrar de Jesus e mostrar-Lhe que O amamos, sendo reverentes."
Sentia-se bem , poucos minutos depois , enquanto caminhava pelo corredor, dizendo a sua mãe e seu pai sobre a lição e mostrando-lhes a sua imagem do Salvador.

Abaixo algumas atividade que podem ser usadas e adaptadas segundo as necessidades da primária de sua ala:

Atividade 1: Mãos Reverentes - Prepare estas mãos para ajudá-la a dar uma lição de reverência na noite familiar ou um discurso na Primária. Traçar suas mãos duas vezes em cada pedaço de papel, e depois cortá-las. Cortar a seis fotos ao longo das linhas escuras e cole uma em cada luma de suas mãos (contorno das suas mãos, feitos anteriormente). Use estas mãos reverentes em sua noite familiar ou primária para contar e mostrar como podemos ser reverente na igreja.



Atividade 2 : Posso ser reverente - Pinte, corte e monte o livrinho e carregue-o junto para sempre lembrar de ser reverente.



Atividade 3 : Página para colorir - Posso mostrar reverência por lugares e coisas sagradas.



Mais algumas coisinhas...

Encontrei uma excelente aula do tirado de um dos manuais  da coleção Ensinamentos dos Presidentes da Igreja - Com o título:  Devemos Ser um Povo Reverente,
ótima para nossa preparação para o tempo de compartilhar do quarto domingo.

("Capítulo 15: Devemos Ser um Povo Reverente," Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Spencer W. Kimball, (2006))

E mais algumas imagens e atividades que encontrei, navegando por ai, que podem ser úteis para reforçar o assunto "Reverência" com as crianças (no quinto domingo), que pelo que tenho observado, em todas as alas que visito, que é uma necessidade, reforçar esse assunto com os pequenos (e com os pais também, afinal de contas, os valores vem do berço), principalmente no sentido da reverência e cuidado com as coisas sagradas.





Um comentário:

SOL disse...

Só posso disser e MARAVILHOSO !!!!!!!!!!!!! Eu faço tudo que da para fazer em nossa primaria ,ai como sou grata