16 abril 2014

DÚVIDAS SOBRE O PROGRESSO PESSOAL

Encontrei esse post no Blog As Tontas Vão ao Céu, é um post muito claro, direto e esclarecedor... É excelente! 

É bem longo, mas bem completo, vale muito a pena ler! 


O que é o Progresso Pessoal?
É um livreto de metas que a moça cumpri a partir do momento que entra para a Organização das Moças. O objetivo dele é ajudar as moças a fortalecerem seu testemunho e fé em Jesus Cristo eaprender a viver os ensinamentos de Deus em suas vidas diariamente.
Ele também prepara as moças para o futuro, fortalecendo suas famílias, preparando-as para os convênios do templo, serem membros fiéis e participativas da Igreja.
("Propósito do Progresso Pessoal", Progresso Pessoal, p. 6 / Manual 2 - Administração da Igreja, 10.7 Progresso Pessoal, p. 84)

Quem cumpre ou pode cumprir com o Progresso Pessoal?
O programa deve ser cumprido apenas por moças, líderes, mães de moças e irmãs CONVIDADAS PARA AJUDAR MOÇAS QUE NÃO TEM A MÃE NA IGREJA E AINDA ASSIM NÃO ACEITEM CUMPRIR COM A FILHA O PROGRAMA.
Apesar de parecer obvio, o programa não deve ser feito por rapazes... Outra coisa que é um tanto obvia, é que o programa não deve ser incentivado por líderes da Sociedade de Socorro e nem aberto nas alas para todas as mulheres.
Todas as líderes das moças podem cumprir com o programa desde que sigam os requisitos necessários (Progresso Pessoal, p. 91). Todas as mães, independente de serem membros da igreja ou não, devem ser apresentadas pela liderança das moças da ala ao programa. Para que saibam o que suas filhas fazem na igreja e que possam assinar as metas delas.
Todas as mães devem ser incentivadas a cumprir com o programa para que possam receber juntamente com suas filhas o reconhecimento, basta que ela também siga os requisitos necessários (Progresso Pessoal, p. 92).
Lembrem-se que ao cumprir o programa, muitas mães podem se converter ao evangelho!!!! Então não julguem que apesar de não serem membros da igreja, não irão aceitar cumprir com suas filhas...
Apesar do Progresso Pessoal ser visado por todas as mulheres, as mulheres que não possuem chamados nas moças, só poderão cumprir o programa, a partir do momento que expresarem o desejo para a Presidente das Moças da ala e quando a mãe da moça não aceita ou não tem o desejo de cumprir com o programa. Daí a presidente das moças conversa com o bispado sobre a possibilidade daquela irmã ajudar determinada moça com o Progresso Pessoal.
Líderes, tomem muito cuidado com isso, conversem sempre com o Bispado sobre essa oportunidade, pois o que pode acontecer é uma irmã não ajudar a moça, querer apenas o medalhão. Ou a irmã estar passando por alguma ação disciplinar.
Outra coisa que se ouve com muita frequência é as irmãs estarem responsável por uma moça, e no meio do caminho a moça começa a "fubecar" na igreja. A primeira e principal preocupação da irmã é se ela não vai poder receber o medalhão por causa disso... Por isso, deixem bem claro para a irmã que a função dela é ser uma "mãe adotiva" dessa moça. Ela deve se prontificar que a moça está participando do seminário, ajuda-la a ter um testemunho sobre a igreja e os princípios do evangelho.. viver de acordo com o Para o Vigor da Juventude... O medalhão não deve ser o foco principal dessa irmã, ele é um reconhecimento por um esforço verdadeiro.
Normalmente quando isso é passado para as irmãs, 99% delas desistem de fazer o programa porque querem apenas o medalhão ou acham muito trabalhoso. O foco principal do programa continua sendo as moças!!!!
Outra coisa de suma importância, algumas irmãs... chegam na missão ficam desesperadas querendo cumprir com o Progresso Pessoal. Líderes das alas... vocês não podem assinar metas de Progresso Pessoal de Sisteres, vocês não são líderes delas, elas não são irmãs da ala.

Como e quando as moças recebem o Progresso Pessoal?
Quando uma moça entra para a Organização das Moças por sair da Primária ou ser conversa, a presidente ou conselheiras (conforme for a divisão de classes da ala), vai até a casa da moça, apresenta o programa do Progresso Pessoal aos pais e a moça. Nesse dia a líder deve entregar para a moça o Livreto do Progresso Pessoal, Diário, Para o Vigor da Juventude, Sempre Fiéis, pingente da Tocha. O marcador onde é colocados as fitinhas é opcional, as líderes podem dar ou a moça pode comprar.
(Manual 2 - Administração da Igreja, 10.7.3 Responsabilidades dos Líderes Referentes ao Progresso Pessoal, p. 85)

Quem ajuda as moças com as metas e assina?
As líderes das moças e os pais trabalham em conjunto. Independe dos pais serem membros da igreja, eles devem ser convidados à ajudar suas filhas. As mães podem fazer o programa juntamente com suas filhas. Se no caso, a moça for ajudada por outra irmã da ala, é essa irmã que ajuda a moça a escolher suas metas. Essas metas são assinadas pelos pais, irmãs, pessoas que presenciaram a moça cumprindo a meta ou as líderes. Quem assina é a pessoa para a qual a moça relatou o cumprimento da meta, sua experiência e sentimentos.
("Propósito do Progresso Pessoal", Progresso Pessoal, p. 6 / Manual 2 - Administração da Igreja, 10.7 Progresso Pessoal, p. 84)

Quem ajuda as mães e irmãs com as metas e assina?
As experiências e projetos podem ser assinadas pela filha, moça, marido, outra pessoa ou líder das moças. A pessoa que assina é aquela para qual a mãe ou irmã relata sua experiência.
("Participação das Mães", Progresso Pessoal, p. 92)

Como é feito o acompanhamento das metas do Progresso Pessoal?
Primeiramente, as metas das moças não precisar ser "fiscalizadas" e assinadas pelas líderes a todo momento. Isso é uma tarefa das mães ou irmãs que "adotaram" as moças. Não tomem para vocês uma tarefa que ocupa tempo e é desnecessária. Deixem bem claro para as mães e irmãs que elas devem ler a meta e conversar com a moça a respeito do que aprenderam e fizeram, antes de assinarem. Peçam para estarem sempre perguntando se as moças estão registrando em seus diário o cumprimento dessas metas.
As líderes de estaca fazem o acompanhemento das metas das líderes de ala. As líderes de ala fazem o acompanhamento das mães, irmãs que foram convidadas á ajudar as moças e das próprias moças. Esse acompanhamento, não é a todo momento estar olhando o livreto delas. Para ajudar, cada membro da presidência fica responsável por uma classe. E marca entrevistas com essas moças, mães e líderes de tempos em tempos. Se o tempo permitir, podem fazer essas entrevistas cada vez que uma meta for concluida. Porém, se for uma ala muito grande ou as irmãs não disporem de tanto tempo, o ideal é que aconteçam quando terminarem todas as metas obrigatórias e adcionais. Para que a líder verifique se as metas foram cumpridas corretamente, se o propósito da meta foi alcançado, se estão mantendo um diário e se estão preparadas para fazer o projeto. Nessa entrevista, deve-se conversar sobre qual o melhor projeto. Aquele que realmente será um desafio, porém dentro dos limites do que se pode fazer.
Outro momento muito importante para um entrevista, é quando termina-se o projeto e está pronta para receber a fitinha. A líder deve por meio da entrevista, verificar se o projeto seguiu as diretrizes de horas, valor e afins. Se ela considerar que sim. Conversa com o bispado sobre o assunto. Pois pode acontecer do bispo saber que algo que a líder não sabe e não deve saber. Daí ele trabalha um pouco mais com a moça, líder ou irmã aquele valor.
Se o bispo disser que está tudo certo, a irmã assina a folha de acompanhamento e entrega para a moça o adesivo que deve ser colado no final do livreto com a fitinha correspondente ao valor. O adesivo a ser colado é esse:


Irmãs, esses dias estava no Facebook e ainda bem que não me recordo onde vi.. mas vi que em uma ala, as irmãs deram esse adesivo de presente para as moças como lembrancinha de uma atividade. Fiquem atentas a esses adesivos por dois motivos. A maioria das líderes preferem colar o adesivo no Progresso Pessoal pra ter certeza que ele não será perdido ou que a moça não aparecerá com ele colado em algum outro valor dizendo que terminou mas não recebeu a fitinha... Bom, temos moças de todos os tipos, vocês conhecem a suas e saberão o que será melhor...
Mas por favor, guardem muito bem esses adesivos, eles não devem ser distribuidos ou colados em qualquer lugar... Quando fui líder de estaca, fui visitar uma ala, onde a moça tinha vários desses adesivos colados no diário, escrituras e livreto do Progresso Pessoal dela. Porque a mãe tinha achado que seria um incentivo a mais para a filha cumprir com o programa...
Aproveitando essa deixa... quando forem desobrigadas, entreguem todo o material para a nova presidência!!!
Ah, o adesivo dourado da foto acima é colado na página 78 do livreto:


Caso queiram presentear as moças com adesivos, vocês podem dar esses:


Esses adesivos podem ser comprados por qualquer pessoa no site de vendas da igreja e nas lojinhas dos templos. Ele é para as moças usarem onde quiserem. Ao contrário do outro que é de uso restrito das líderes.
Quanto a ficha de registro, ela deve sempre estar atualizada e ser guardada pela secretária. Assim quando a presidência é desobrigada, a nova liderança pode ficar informada de como está o desenvolvimento de cada moça. A folha é essa aqui:

A foto acima não está boa. Mas serve apenas para indicar qual folha de acompanhamento vocês devem usar. Ela é um material fornecido pela igreja. Caso tenham em seus ármarios, verifiquem se tem o valor virtude, pois a folha anterior era muito parecido com essa.
No alto da folha, a secretária deve anotar o nome da moça, líder ou irmã. Logo embaixo tem a data de nascimento para que as líderes possam ficar atentas quando a idade da moça e o momento que ela sairá da organização. Ao lado em "interesses", pode-se colocar os hobbys da moças.
Cada vez que a moça conclui com uma meta ou projeto, a líder acima o quadrado correspondente a meta dessa folha, já que no livreto, a moça mesma pode assinar, riscar ou colar um adesivo. Essa é a folha do livreto, onde a própria moça registra suas metas e projetos concluidos:


Quando o assunto for o projeto, a líder deve fazer um breve relato de qual projeto a moça escolheu. E quando ela terminar todo aquele valor e for receber a fitinha. A líder assina a parte de conclusão.
Nos quadros onde estão escrito as classes das moças. Vocês anotarão quando a moça tiver um chamado naquela classe ou fizer parte de algum comitê da juventude com o bispo. Também tem o quadro onde deve ser anotada cada data de entrevista que a moça tiver com o bispo. Recomenda-se uma por ano. Porém, se for uma moça que está com dificuldades ou terminando valores, essa quantidade de entrevistas podem aumentar.
E por último, tem um quadrinho onde se coloca a data que a moça recebeu o certificado de avançamento de classe.
Outra forma de fazer esse acompanhamento que merece uma mutual especial, é o Progresso Pessoal online, onde a moça pode registrar suas metas, fazer o seu diário, anotar os seus projetos e a líder ter acesso a tudo isso pela telinha do computador!!!
As moças já perdem horas na frente do Facebook, porque não usar algumas dessas horas planejando seu Progresso Pessoal? Então aproveitem esse recurso que a igreja está disponibilizando!!!
No próprio site da igreja (nesse link aqui) tem diversas respostas a questões como fazer o Progresso Pessoal online, quem pode fazer, como a líder pode acompanhar e tudo mais!!! A Pri do blog Fazendo Meu Progresso Pessoal, fez um post especial para explicar como fazer o acesso e tudo com imagens. Ah, no post ela fala que não tem o site em português, porém agora ele já está disponível. Pra quem quiser aprender como fazer o acesso é só clicar aqui.

Como as líderes podem saber que a moça realmente cumpriu com as metas e projetos do Progresso Pessoal?
Essa é uma pergunta que eu na verdade deveria fazer para vocês.rsrsrs O que vocês tem feito em suas alas? Bom, a resposta para essa pergunta, serão sugestões, já que não existe uma regra de como fazer e o que fazer. Primeira coisa, antes da entrevista com as moças, orem sozinhas para que o Pai Celestial possa ajuda-las a saber por meio do Espírito se a moça está sendo sincera. Outra coisa importante em suas entrevistas com as moças, irmãs e líderes.. peçam que levem seu Progresso Pessoal, diário do Progresso Pessoal e se for o caso, mostre fotos delas cumprindo a meta ou projeto. Por exemplo, se a meta é ela fazer comida para a família, ela pode tirar fotos das refeições que fizer, fotos dela comendo com a família e até preparando os alimentos. Hoje nos vivemos em um mundo cheio de tecnologias e as moças adoram tudo isso!! Então incentivem elas a usarem essa tecnologia no Progresso Pessoal!!!
No caso, se for uma meta que elas tenham que ler determinados capítulo e escrever seus sentimento no diário. Conversem com elas sobre quais foram esses sentimentos e se o Espírito disser para lerem o diário delas, FAÇAM!
Lembrem-se que esse diário deve ser exclusivo para o Progresso Pessoal, assim vocês só leram coisas relativas as metas e projetos. O diário pessoal delas, deve ser um outro, no qual elas tem total privacidade para escreverem o que desejarem sem que seja lido pelas líderes.
Quanto aos projetos, são muito mais fáceis de saber que a moça fez, pois normalmente são coisa manuais que a moça pode levar no dia da entrevista. Se por exemplo, ela escolhe decorar O Cristo Vivo, basta a líder pedir para ela citar.
É fundamental, sempre perguntarem para elas, sobre como foi a experiência, o que aprenderam, como aquela meta ajudou elas a sentirem aquele valor em suas vidas, seus sentimentos...
Outra forma legal de acompanhar essas metas e projetos, é no grupo do Facebook, muitas alas já tem um grupo no Face, seja das moças ou da ala em si. Incentivem elas a colocarem lá no grupo as fotos dos projetos e seus sentimentos. Isso também ajuda muito as líderes, pois antes da entrevista com a moça, terá visto o que ela postou e poderá ponderar melhor sobre o que conversar com a moça.

Como ajudar as moças, líderes e irmãs á escolherem os projetos e ter um controle de horas?
Essa pergunta eu achei um máximo!!! Primeiro, só pra esclarecer... Os projetos só podem ser feitos, após o término das metas obrigatórias. Segundo, todos os projetos devem exigir um esforço diferente do que a rotina e levar pelo menos 10 horas para ser concluido. (Introdução do Projeto, pp. 18, 26, 34, 42, 50, 58, 66)
Quando digo um esforço diferente é porque já vi muitas líderes só assinando a meta ou projeto (principalmente das próprias líderes e irmãs) dizendo que ela já faz aquilo no dia-a-dia delas. Irmãs, vou usar os projetos de Boas Obras como exemplo...
Se a irmã já é uma dona de casa, o projeto 2 onde pedi para ela selecionar receitas e preparar refeições, não é um projeto que exigirá esse sacrífio que o livreto pedi. Ela deve escolher um projeto que não faça parte da rotina dela. Por exemplo, pesquisa de História da Familia!!
Se a moça, já tem uma familia que faz a História da Família e ela participa disso, não será novidade nenhuma para ela esse projeto. Se ela já cuida dos irmãos mais novos enquanto os pais trabalham ou estudam, também não será um projeto... Ela pode por exemplo, ajudar uma vez por semana alguma irmã idosa da ala à ir ao mercado, limpar sua casa...
Caso os projetos, já façam parte do dia-a-dia da moça ou irmã. Elas podem criar um projeto com base naquele valor. Ainda pensando em Boas Obras. As moças podem por exemplo, se oferecer para cuidar dos filhos dos irmãos o dia que eles forem ao templo. No dia que ficarem com as crianças, podem escolher filmes para assistirem com eles, jogos, fazer pipocas... Tudo isso completa o projeto delas!!!
Em minha ala tem uma irmã que não sabe ler, imaginem que grande projeto de Boas Obras, uma moça ir ler A Liahona para essa irmã? Ler as aulas da Sociedade de Socorro?
Quanto a questão de ter um controle de horas eficaz. Vocês podem fazer folhas onde a moça, marque a hora que começou a fazer o projeto e término e descrimine o que fez dentro desse horário.
Vamos supor que estou lá no meu projeto para cuidar dos filhos dos irmãos. Daí decidi que vou escolher os filmes que vou assistir com as crianças e ainda tenho que ir comprar as pipocas, frutas para fazer suco e alguns doces. Então eu anoto a hora que comecei a procurar os filmes, por acaso lembrei que na minha casa tenho vários filmes, vou lá procurar!! Separei 2 deles depois de vasculhar todos. Anoto a hora que terminei! No dia seguinte dicidi que vou ir comprar as coisas na parte da manhã, então marco o horário que estou saindo de casa, voltei, já vou fazer os sucos, colocar os doces nas travessas e escolher a panela para estourar as pipocas. Marco a hora que terminei tudo. Assim que chegar a primeira criança, eu já anoto a hora de início e finalizo quando a última criança tiver ido embora, eu tiver arrumado toda a bagunça que ficou.
A todo momento elas irão anotar horários. Mas é uma forma super eficiente de acompanhar e saber que fizeram o minímo de horas exigidos.
Não sei se as lideres tem tido a seguinte experiência, de perguntar quantas horas as moças fizeram no projeto e elas responderem "eu acho que fiz umas tantas horas". Esse "achismo" que é bem complicado, pois as vezes elas "acham" que fizeram 3 horas de projeto, mas na verdade só fizeram 30 minutos, as outras horas foram conversando sobre outras coisas ou apenas um chute.
Estou compartilhando com vocês essa ideia das folhas para registrar horários porque fiz isso comigo mesma e foi bem bacana porque não fiquei bitolada com a história de fazer às 10hs. Quando parei para calcular as horas, vi que tinha passado do mínimo.
Vocês podem fazer uma mutual para ajudar as moças a calcularem essas horas e até fazer uma tabelinha na sala. É automatico delas a questão da competição. Chegará um momento que elas não irão fazer os projetos achando que as 10 horas não terminam nunca. Elas farão os projetos pensando que querem fazer muitas horas a mais do que a outra que tem o tal recorde de horas. Entre essa competição delas mesmas, elas passarão a amar fazer os projetos sem se preocupar com horas minímas.
Caso achem muito trabalhoso fazer essa fichinha. Uma ideia legal é uma folha de ponto, aquelas mesmas que ainda são usadas em algumas empresas:


Eu dei uma rápida pesquisada na net. Essas fichas custam em média R$ 6,80 um pacote com 100 unidades. Podem ser compradas em papelarias como a Kalunga. Tem uma pequena variação de modelos. Essa de cima eu achei bem legal porque a moça pode colocar o nome dela. No lugar do mês, ela coloca o valor e ao lado o número do projeto. Daí do lado esquerdo, ela coloca a data e a moça vai marcando o horário que começou e que terminou. Ao concluir o projeto, ela coloca lá no alto onde está o horário, as horas totais gastas no projeto. E depois ainda guarda a fichinha de recordação no seu diário!!!
Vocês podem procurar fichinhas nas cores dos valores, para dar um toque a mais. E usar furadores e adesivos para enfeitar as fichinhas.
Ah, não achem que um pacote com 100 unidades é muito para suas alas, pensem que cada moça, mãe, líder e irmã convidada, cumpre 7 valores que tem o controle de horas.. quantas fichas ao todo não serão necessárias? Se suas alas forem muito pequenas, podem fazer a compra com outra ala.

É possível fazer várias metas do Progresso Pessoal ao mesmo tempo?
As moças que costumam terminar o Progresso Pessoal por volta dos 16 anos, normalmente são moças que trabalham várias metas ao mesmo tempo e isso é possível se a moça, lider, mãe ou irmã tiver a dinâmica de administrar o tempo de cada meta. Por exemplo, tem várias metas que tem a duração de 3 semanas, algo como orar por sua família. Durante essas 3 semanas, a moça não vai só orar algumas vezes ao dia pela família e ficar com o tempo livre. Ela pode fazer algumas daquelas metas que são leituras de escrituras. 

Pode-se cumprir com os valores em qualquer ordem?
A moça pode escolher qualquer valor para começar a cumprir com o programa. Não precisa seguir a ordem do livreto.

As mães e irmãs convidadas podem escolher esperiências e projetos diferentes das filhas ou moças que cuidam?
Sim. Elas conversam sobre suas escolhas, porém cada uma escolhe a sua. Aquela que realmente será um novo desafio para ela.

Como devem ser registradas as metas e projetos do Progresso Pessoal no diário?
Isso fica a critério de cada uma, porém elas devem registrar 5 coisas fundamentais: a meta ou projeto que fizeram, como fizeram, data, seus sentimentos e testemunho. Algumas moças gostam de dividir um caderno em 8 partes, dividindo cada para um valor, essa divisão pode ser feita com folhas dobradas, tags, marcadores... A cada meta feita referente a cor do valor, ela escreve na parte correspondente. Esse método é muito bom porque ajuda muito a moça a organizar melhor o seu diário e a registrar as metas simultâneas. Outra forma, são fichários, pois facilitam para elas irem encaixando as folhas nos valores conforme fizerem as metas.
No caso dos projetos, como eles levam mais tempo, elas precisam descrever seu plano de como fazer o projeto e depois ir datando cada vez que fizer algo relativo ao projeto e sempre expressar seus sentimento e como aquele projeto tem feito ela exercer o valor que estiver cumprindo.
Caso a dúvida ainda seja de como fazer o registro de cada meta, segue uma sugestão de como discriminar no diário:

Valor:____________________
Meta: _____________________ (númeração ou resumo)
Experiência: ___________________ (ela descreve como fez)
Meus sentimentos: _______________________
Como essa meta aumentou minha/meu ________(valor)?
(a resposta da pergunta acima, será o testemunho da moça)

Já deu pra perceber que sou super organizada?rsrsrsrs

Em que momento as moças, mães, irmãs e líderes recebem as fitinhas e os adesivos dourados?
Como falado numa pergunta anterior, elas recebem após terminarem todas as metas do valor. Essa entrega da fitinha e do adesivo, diz no Progresso Pessoal (p. 90) que pode ser feito em um reunião das moças, ou seja, em uma mutual, atividade ou se ele quer fazer na reunião sacramental. Entreguem os dois juntos para não acontecer confusão do entregou e não entregou.rsrsrsrs Em minha ala, certa vez, aconteceu da moça falar para o bispo que queria receber na abertura da aula das moças, acabou acontecendo, porém foi muito breve, sem aquela coisa de passar tempo para ninguém. A líder só "avisou" para as demais moças que aquela moça havia terminado tal valor e lhe entregou a fitinha. Tudo muito rápido e prático, já que a abertura das aulas deve ser o mais breve possível para que sobre tempo suficiente para as aulas.

Quais os requisitos para que as moças recebam o seu reconhecimento do Progresso Pessoal?
O livreto do Progresso Pessoal descrimina esses requisitos (p. 76), porém, vou repassar eles:
  • Frequentar regularmente as reuniões sacramentais (onde for possível) - quando o livreto diz, onde form possível é porque tem algumas regiões onde a igreja ainda não tem alas, ou ramos. Se no caso, a moça mora em uma região onde ela faz parte de um ramo ou ala. DEVE frequentar as reuniões, essa frase "onde for possível" não existe!
  • Viva os padrões contidos no livreto Para o Vigor da Juventude - é aqui que muitas moças caem e não recebem o seu reconhecimento. Ou simplesmente recebem o reconhecimento sem viverem esses padrões. Resumidamente os padrões são: Arbítrio e Responsabilidade; Namoro; Vestuário e Aparência; Educação; Diversão e Mídia; Família; Amigos; Gratidão; Honestidade e Integridade; Linguagem; Música e Dança; Saúde Física e Emocional; Arrependimento; Observância ao Dia do Senhor; Serviço; Pureza Sexual; Dízimos e Ofertas; Trabalho e Autossuficiência; e Prosseguir com Fé. Então se uma moça está namorando fora da Igreja, não importa se o "rapaz já é membro e só falta batizar"... se a moça se vesti fora dos padrões em ocasiões especiais ou em casa... se a moça fica cantando o lepolepo... se a moça não gosta de ir a escola e falta as aulas... se a moça gosta de falar palavrinhas que diz não ser palavrões... se a moça assisti a cena de sexo do filme Crespúsculo e acha que não tem nada demais... Ela ainda não está prepara para ter esse reconhecimento!!!
  • Complete as experiências e projetos com os valores para cada um dos oito valores.
  • Mantenha um diário pessoal.
  • Frequente o seminário ou participe de um estudo independente (se houver) - Na maioria das alas e ramos do Brasil, existe uma classe do seminário, se a possa nesse horário está livre da escola ou trabalho, ela deve estar presente. Caso contrário, ela faz esse estudo independente. Agora aconteceram mudanças significativa em relação ao seminário, onde o jovem pode frequentar o seminário de outra ala, então não falta opção de locais e horários!!!
  • Leia o Livro de Mórmon regularmente.
  • Escreva seu testemunho do Salvador Jesus Cristo.

Outro requisito que não está escrito no livreto, mas faz parte.. é a moça participar das atividades da Organização das Moças. E o último requisito eu vou colocar como "passar" na entrevista com o bispo.rsrsrsrs O próprio livreto do Progresso Pessoal diz que o reconhecimento é um prêmio pela dignidade da moça. Não marquem da moça receber o medalhão dia 10 se ela ainda não passou pela entrevista com o bispo. Aguardem a entrevista, assim que a moça apresentar o livreto assinado pelo bispo, peçam para a secretária das moças marcar a data de entrega do reconhecimento com o secretário da ala.
O bispo assina nessa página do Progresso Pessoal:


Resumindo, não deem data de reconhecimento para as moças, a menos que o Bispo assine o livreto e depois esteja com a data marcada por meio do secretário da ala.

Quais os requisitos para que as líderes recebam o seu reconhecimento do Progresso Pessoal?
O livreto do Progresso Pessoal descrimina esses requisitos (p. 91), porém, vou repassar:
  • Servir por pelo menos um ano como líder das Moças - só para exclarecer quem são as líderes das moças da ala: presidente, conselheiras, secretária, líder de música e consultoras.
  • Completar as experiências obrigatórias de cada um dos oito valores.
  • Fazer três projetos com os valores, incluindo o projeto com o valor Virtude - O projeto Virtude que é ler o Livro de Mórmon é obrigatório, já os outros dois projetos, fica a critério da líder qual dos valores fará.

Quais os requisitos para que as mães recebam o seu reconhecimento do Progresso Pessoal?
O livreto do Progresso Pessoal descrimina esses requisitos (p. 92), porém, vou repassar:
  • Frequentar regularmente as reuniões sacramentais (onde for possível) - quando o livreto diz, onde form possível é porque tem algumas regiões onde a igreja ainda não tem alas, ou ramos. Se no caso, a moça e a mãe morem em uma região onde ela faz parte de um ramo ou ala. DEVEM frequentar as reuniões, essa frase "onde for possível" não existe!
  • Viva os padrões contidos no livreto Para o Vigor da Juventude - as mães e irmãs não acham importante ficar atentas à esses requisitos, porém eles são de suma importância na vida de todos os membros e nesse caso, para que as mães deem um bom exemplo para suas filhas. Resumidamente os padrões são: Arbítrio e Responsabilidade; Namoro; Vestuário e Aparência; Educação; Diversão e Mídia; Família; Amigos; Gratidão; Honestidade e Integridade; Linguagem; Música e Dança; Saúde Física e Emocional; Arrependimento; Observância ao Dia do Senhor; Serviço; Pureza Sexual; Dízimos e Ofertas; Trabalho e Autossuficiência; e Prosseguir com Fé. Então se uma mãe se vesti fora dos padrões em ocasiões especiais, usa roupas curtas ou transparentes, com decotes... se a moça fica cantando beijinho no ombro... se a falta as reuniões da igreja porque está chovendo, fazendo sol... se a mãe gosta de falar palavrinhas que diz não ser palavrões... se a moça assisti as cenas de sexo do filme Crespúsculo e nas novelas e acha que não tem nada demais... Ela não está sendo um bom exemplo para sua vida e ainda não está prepara para ter esse reconhecimento!!!
  • Complete as experiências e projetos com os valores para cada um dos oito valores.
  • Mantenha um diário pessoal.
  • Leia o Livro de Mórmon regularmente.
  • Escreva seu testemunho do Salvador Jesus Cristo.
O que acontece quando a moça completa 18 anos e sai da Organização das Moças sem terminar o Progresso Pessoal?
Aquela história da moça ficar fazendo hora extra no organização só acontece em raros casos e depois de muita analise por parte do bispo, pais e líderes das moças....
Mas se a moça teve a oportunidade e tempo para cumprir com o programa e não o fez, ela pode continuar com as metas, porém ela não receberá o medalhão, seu reconhecimento ao término, será apenas do certificado de conclusão do Progresso Pessoal.
("Conclusão do Progresso Pessoal", Progresso Pessoal, p. 89 / Manual 2 - Administração da Igreja, 10.1.5 Moças de 18 anos, p. 79)

Com que idade a moça pode receber o reconhecimento?
Essa é uma das dúvidas campeãs entre as líderes e que dá muita discussão entre as moças.rsrsrsrs
A partir do momento que a moça terminou todas as metas e projetos e seguiu todos os requisitos (Progresso Pessoal, pp. 6 e 7) ela está apta a passar pela entrevista com o bispo.
Quanto a idade, não tem uma idade certa, algumas moças conseguem cumprir o Progresso Pessoal, muito antes de sairem da organização. Quando isso acontecer, deve se levar em conta se ela frequenta o seminário regularmente. Se isso acontece, ela já está apta a receber o reconhecimento se o bispo autorizar. E é incentivada a fazer o programa novamente ou conquistar o Pingente de Honra da Abelhinha (Progresso Pessoal, p. 83-84).
Caso a moça termine o programa antes da idade de seminário, ela terá que esperar para receber o reconhecimento quando fizer parte da classe do seminário.
Em minha estaca aconteceu um caso desses, a abelhinha tinha 13 anos quando terminou o programa. Ela era uma moça que realmente vivia todos os padrões do Para o Vigor da Juventude, estava em todas as atividades e reuniões das moças. A líder da estaca conversou com a liderança da ala (lideres das moças e bispado), e decidiram que ela teria que esperar até fazer 14 anos, frequentar um ano inteiro de seminário e depois receberia o reconhecimento se ainda estivesse vivendo de acordo com os requisitos. Durante esse período, a moça esperou sem reclamar e inclusive ajudou várias outras moças de sua ala.

O que acontece quando a moça completa 18 anos e sai da Organização das Moças sem terminar o Progresso Pessoal?
Aquela história da moça ficar fazendo hora extra no organização só acontece em raros casos e depois de muita analise por parte do bispo, pais e líderes das moças....
Mas se a moça teve a oportunidade e tempo para cumprir com o programa e não o fez, ela pode continuar com as metas, porém ela não receberá o medalhão, seu reconhecimento ao término, será apenas do certificado de conclusão do Progresso Pessoal.
("Conclusão do Progresso Pessoal", Progresso Pessoal, p. 89 / Manual 2 - Administração da Igreja, 10.1.5 Moças de 18 anos, p. 79)

O que consiste o reconhecimento das moças e do Progresso Pessoal?
Costumamos pensar que o reconhecimento é feito apenas com o medalhão e certificação. Mas esquecemos que outra parte importante na vida da moça na qual devemos incentivá-la, é viver o Progresso Pessoal a partir do momento que ela entra na organização, para que possa estar digna e receber os certificados de avançamento de classe:


A foto acima não está boa, mas é o suficiente para vocês verem a foto do certificados, tem o da Abelhinhas, Meninas-Moças e Lauréis. Esqueçam qualquer outro que não for como esse da foto e que contenham os novos (desde 2010) símbolos das classes:




Quanto ao famoso reconhecimento que conhecemos, ele consiste no Medalhão (dourado ou prateado) e no certificado de conclusão:


Os novos medalhões são esses como da foto acima, os antigos devem ser entregues para os bispos, não devem ser dados para as moças, mesmo que elas queiram pelo fato de terem começado o Progresso Pessoal quando tinha o medalhão antigo.

Foto: Andressa Teach

O certificado de conclusão é como esse da foto. Ah, normalmente quando as líderes recebem o pacote de certificados não sabem pra que serve um adesivo com o simbolo do medalhão, ele deve ser colado no desenho do certificado, como está na foto acima.
Parte do reconhecimento, também é a moça receber todas as fitinhas:


("Reconhecimento das Moças", Progresso Pessoal, p. 91)

Quando e como é entregue os certificados de avançamento de classes?
Meninas, esses certificados também atestam a dignidade da moça. Então não entreguem para elas pelo simples fato que completaram a idade para ir para a classe seguinte. Quando a moça fizer idade de passar para a próxima classe, ela deve passar por uma entrevista com o bispo.
Lembram-se daquelas fichas que vocês preenchem com as informações das moças, entreguem para o bispo no dia da entrevista, para que ele saiba como anda o desenvolvimento da moça em relação ao Progresso Pessoal.
Ele irá conversar com ela sobre as metas, se está cumprindo com o Para o Vigor da Juventude, se está ativa nas atividade e reuniões, estudo das escrituras e se tiver a idade, no seminário.
Após essa entrevista, o Bispo dirá que a moça está digna de receber o certificado ou não. Tomem muito cuidado com isso. Presenciei uma situação muito desagravel em uma ala que conheço, onde a líder não havia se atentado que no certificado estava escrito que a moça recebia diante a dignidade dela. Então marcou a data para a moça receber em uma reunião sacramental e só avisou o bispo no decorrer da semana, ele marcou uma entrevista com a moça, mas ela não apareceu. Quando chegou no dia, o bispo estava dirigindo a reunião e não citou nada sobre o assunto, porém, como a líder já havia confirmado para a moça que ela receberia o certificado, convidou os membros da família que frequentavam outra ala para assistir o evento. Nada aconteceu e no final da reunião a presidente das moças foi cobrada, automaticamente ela foi cobrar o bispo. O bispo conversou com a presidente de que ela não deveria ter falado para a moça que ela receberia o certificado e ainda ter dado uma data sem antes conversar com o bispo. Quanto a moça, o Bispo conversou a parte com ela, pois estava namorando fora da igreja, não estava indo ao seminário e nem nas mutuais. Então o Bispo disse que ela não receberia aquele certificado, mas que se caso de arrependesse e passasse a fazer as coisas corretas, poderia receber quando saisse da classe da qual agora ela fazia parte.
A mãe achou a situação toda um absurdo e virou um tremendo campo de guerra a capela. A mãe não podia ver a líder que tentava bater nela por conta da vergonha que havia passado em convidar os parentes. No final a presidente também foi desobrigada.
Essa entrega de certificado de avançamento fica a critério do bispo em relação ao local. Se será na reunião sacramental ou mutual.

Quando é feita a entrega do reconhecimento de conclusão do Progresso Pessoal?
Ao contrário do que acontece na maioria das alas, a entrega do medalhão e certificado de conclusão, não deve ser feita apenas nos Novos Inícios. Assim que a moça terminar o programa, passar pela entrevista com o bispo e ele confirmar que ela está digna de ter o seu reconhecimento. Ele acontece em uma reunião sacramental. ("Reconhecimento das Moças", Progresso Pessoal, p. 91)
Quero fazer uma outra observação muito importante contida no Progresso Pessoal, quanto ao reconhecimento, ele diz "um membro do bispado pode entregar o certificado de reconhecimento das moças em uma reunião sacramental". ("Reconhecimento das Moças", Progresso Pessoal, p. 91)
Isso não quer dizer irmãs, que a moça pode esperar meses para ter o reconhecimento dela e também não quer dizer que quando ela for receber na sacramental, o membro do bispado tem que chamar a mãe para colocar o medalhão na filha.
A reunião sacramental, deve ter uma abertura breve para que o foco principal seja o sacramento e os discursantes.
Tem bispos que gostam de chamar a mãe da moça e esperar aquele tempo para mãe tirar o medalhão e colocar na filha. Mas irmãs, com um mundo de tecnologia... Podemos deixar tudo isso para o término das reuniões. Tirar as fotos, dar os abraços e chorar.
Tem outros bispos que chamam as líderes ao púpito para que elas chamem as mães para entregar os medalhões para s filhas...
Então tomem cuidado para não gastarem o tempo da reunião sacramental. Receber o medalhão para uma moça é um momento único, mas naõ deve estrapolar...
Quanto a receber nos Novos Inícios... basta lerem no Manual 2 de Administração da Igreja como deve ser a programação dessa atividade (10.8.3 Novos Inícios, p. 86) e verão que não é o lugar para se fazer entrega de medalhão, já que o propósito principal dessa atividade é explicar para os pais sobre o que acontecerá na organização no decorrer do ano, explicar para os pais das abelhinhas que entrarão como funciona o organização das moças e para que essas meninas também entendam. Nele se fala sobre o programa do Progresso Pessoal. Também tem um post que já fiz, sobre como preparar um Novos Inícios que poderá ajudar vocês á entenderem melhor a dinâmica da atividade, basta clicar aqui.
Na Excelência das Moças (Manual 2 de Administração da Igreja, 10.8.4 Excelência das Moças, p. 86), também não é lugar de receber o "medalhão", a menos que a moça termine o programa algumas semanas (de preferência 1 ou 2 semanas) antes da atividade, daí pode acontecer dela ter esse reconhecimento na atividade, por conta de ser uma atividade onde se comemora e valoriza o que cada uma delas fez durante o ano em relação ao Progresso Pessoal. Também tem um post que já fiz, sobre como preparar um Novos Inícios que poderá ajudar vocês á entenderem melhor a dinâmica da atividade, basta clicar aqui.
Quero fazer uma observação quanto a moça esperar para receber o "medalhão" em atividades como Novos Inícios e Excelência das Moças. Como sabemos, todos os chamados são feitos por inspiração, o que não nos dá um período exato que ficaremos naquela função. Então as vezes acontece de uma presidência fazer a moça esperar o reconhecimento até o dia de uma dessas atividades, nesse meio tempo a presidência é desobrigada e aí chega a época da atividade a nova presidente fica naquela: ela vai receber o reconhecimento de algo que não acompanhei ou não. Então sejam muito sábias em relação a isso. E como costumo brincar.. só pra dificultar a vida das líderes, quase todas são chamadas poucas semanas antes de um desse dois eventos e ainda na correira de acampamento.rsrsrsrsrs Daí as líderes ficam correndo com tema, decoração, ensaio, lembrancinhas... e acabam tendo que despender outro tempo pra ver se a moça vai ou não receber...

Quando as mães podem receber o seu reconhecimento de conclusão do Progresso Pessoal?
A mãe recebe junto com sua filha ou depois dela. Não pode ser antes, já que o objetivo das mães fazerem é ajudarem suas filhas a concluirem o programa.
("Participação das Mães", Progresso Pessoal, p. 92)

As irmãs que ajudam as moças podem receber o seu reconhecimento de conclusão do Progresso Pessoal antes da moça terminar o dela?
Mais uma dúvida cabeluda.rsrsrsrsrs O livreto do Progresso Pessoal tem informações super valiosas em relação a isso, ele diz que essas irmãs cumprem com os mesmos requisitos das mães. Ou seja, ela não pode receber o reconhecimento antes da moça. Afinal, o propósito é essa irmã fazer o papel da "mãe", incentivando a moça a permanecer firme com as metas e projetos. De nada adianta essa irmã receber o reconhecimento e no final a moça não terminar o programa. Lembrando que apesar da frustração das irmãs por isso acontecer, o propósito principal é as moças terminarem o programa e não as irmãs...
("Participação das Mães", Progresso Pessoal, p. 92 / "Requisistos do Progresso Pessoal para Outras Pessoas Que Queiram Participar do Programa", Progresso Pessoal, p. 93)

Quem paga o medalhão das mães e irmãs que ajudam as moças?
No ano passado rolou na net essa pergunta, pois aconteceram treinamento ministrado pela Sister Costa em algumas regiões do Brasil, onde ela falou que quando a irmã ajuda uma moça, ela deve pagar por seu medalhão. Eu fiquei na dúvida já que no livreto do Progresso Pessoal, diz que as líderes das moças e bispado são responsáveis pela compra desse material, e acabei perguntando para diversas irmãs que estiveram presentes nos treinamentos dados em São Paulo, Curitiba e Manaus. De fato, foi isso que ela passou no treinamento. A Organização das Moças, só deve despender seu orçamento para a compra do medalhão das moças, as demais irmãs devem depositar o valor no envelope do dízimo na opção "outros". Escrevendo que é da compra do medalhão. Dai a presidência das moças da ala e o bispado são responsáveis por fazer essa compra e entrega que pode ser feita juntamente com a moça na reunião sacramental.

O que as moças podem fazer se terminarem o Progresso Pessoal antes de sairem da Organização das Moças?
A moça pode ser convidada à fazer novamente o Progresso Pessoal ou preparar-se para receber o pingente de honra da abelhinha:

Esse pingente tem nas cores dourado e prateado. E para conquista-los a moça deve ler o Livro de Mórmon novamente e servir aos outros por um total de 40 horas.
Apesar de no livreto dizer "outros" a preferência é que essa moça ajude outras moças da ala com o Progresso Pessoal. No término dos requisitos, ela conversa com a presidente das moças sobre sua experiência e vai para uma entrevista com o Bispo. Não são muitas as moças que tem recebido a abelhinha, mas quando acontece, os Bispos gostam de fazer esse reconhecimento em uma reunião sacramental, para que sirva de exemplo para as demais moças. Mas essa abelhinha pode se entregue em uma mutual.

("Conclusão do Progresso Pessoal", Progresso Pessoal, p. 89 / "O Que Devo Fazer Após Concluir o Programa de Progresso Pessoal?", Progresso Pessoal, pp. 83-84)

Bom, acho que essas irformações ajudam bastante!! Caso tenham dúvida em relação aos materiais atualizados usados na Organização das Moças, fiz um livreto com todos esses materiais que pode ser visualizado aqui.

E antes de finalizar o post, quero fazer uma observações que tem vindo de diversas irmãs, o fato das moças e irmãs estarem exibindo os medalhões como se fossem um troféu de perfeição. Irmãs, enquanto ensinam suas filhas e moças, procurem fazer as moças entenderem o verdadeiro significado do medalhão e que o usem, mas sem agir como se fossem melhores do que as outras. Façam sempre se lembrarem de que o medalhão é um simbolo de sua dignidade e que devem continuar agindo conforme os padrões do Para o Vigor da Juventude.
Acredito que uma das coisas que mais tem acontecido, são os desfiles com medalhões e roupas fora dos padrões juntos. Outro dia levantei um comentário em meu perfil no Facebook sobre esse assunto e em um grupo fechado e gerou-se uma grande polêmica quanto ao tamanho da saia ou vestido. Muitas irmãs chegaram a dizer que a igreja não fala se a saia tem que ser abaixo ou alguns dedos acima dos joelhos. Bom, vou compartilhar com vocês um cartaz que a igreja compartilha em época de EFY para que os jovens entendam os tipos de roupas permitidas durante o acampamento:


Mães, ouçam as líderes de suas filhas, deixem de brigar porque acham que suas filhas merecem o medalhão e que as líderes estão agindo com indiferença com elas. Vocês levantaram suas mães como gesto de apoio à essas líderes. Quando um líder disser que suas filhas não estão preparadas, voltem para casa, ponderem e orem ao Pai Celestial para que tire o furor de seus corações e lhes ajude a entender o que devem fazer para que suas filhas se tornem dignas de receber o medalhão.
Todas as mães que vi brigar porque suas filhas mereciam o medalhão, receberam e permaneceram firmes no evangelho por mais alguns meses. Esse é o preço que querem pagar?
Ensinem suas filhas a serem humildes, a ouvir e acatar os líderes. A respeitarem seus bispos e a ter amor por todas as líderes das moças.
Parem de agir como o macaco que senta no próprio rabo e fica olhando o do vizinho. O que mais acontece são mães falando que as líderes favorecem suas filhas que estão nas moças e desprezam as outras. Ajam como irmãs em sião e aprendam a  lidar com a situação, suas filhas aprenderão muito mais com vocês se derem um exemplo de humildade do que se agirem como pessoas ofendidas.
Irmãs que tem filhas nas moças, realmente tomem muito cuidado para não agirem como mães. Vocês são líderes e devem agir como tal. Sei que será muito difícil não ver suas filhas recebendo o medalhão, mas se for necessário, não entreguem e preparem melhor elas, repreendam quando necessário!

Nenhum comentário: